A experiente nova coordenação do Fórum Socioeducativo

A experiente nova coordenação do Fórum Socioeducativo

3 de junho de 2018
/ / /
Comments Closed

A psicóloga mineira de João Monlevade, formada pela UFMG, Regina Helena Cunha Mendes, é a atual coordenadora do Fórum Socioeducativo desde o fim do ano de 2017. Com especialização em psicologia clínica, social e do trabalho, trabalha na ASSPROM há 34 anos, tendo atuado em diversas áreas e, atualmente, exerce a função de Assessora.

Coordenou o Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais (FEVCAMG) e foi coordenadora adjunta do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Minas Gerais.  Também integra, desde seu nascimento, a Frente de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de MG, contribuindo com a construção dos artigos 204 e 227 da Constituição Federal e na regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foi também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA- BH de junho de 2010 a 2012 e vice-presidente de setembro de 2013 a 2015. Concomitantemente com as funções e trabalhos exercidos, também pesquisou o impacto do trabalho na formação da identidade do adolescente.

Atualmente compõe a diretoria colegiada da Frente de Defesa e do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte, do qual participou também da sua criação e representa a ASSPROM no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA-MG, do qual foi presidente em 2008 e vice-presidente em 2009.

Atuante na área de direitos humanos foi integrante e uma das diretoras em Minas Gerais do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e de Luta Pela Paz – CEBRAPAZ e do Fórum Socioeducativo participa desde a sua criação em 2014. Foi coordenadora adjunta em 2017 e agora coordenadora.

Com um currículo tão extenso, Regina atuou em muitos espaços de construção da política para a infância e adolescência e conta que a atuação na área social vem desde os tempos de estudante, quando iniciou um estágio supervisionado na área de intervenção psicossocial da disciplina psicologia social na ASPROM, experiência que acabou influenciando todo o transcorrer da sua vida profissional, já que “conviver de perto com uma realidade social onde imperava (e ainda impera) a grande desigualdade social e a falta de oportunidades para uma parcela significativa da nossa população, me fez dedicar mais ao trabalho com e para esta população”.

Regina Helena Cunha, Coordenadora do Fórum Socioeducativo

Regina Helena Cunha, Coordenadora do Fórum Socioeducativo