46ª Plenária do Fórum Permanente do Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte

46ª Plenária do Fórum Permanente do Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte

12 de setembro de 2018
/ / /
Comments Closed

No dia 28 de agosto, no auditório da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), foi realizada a 46ª Plenária do Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte.

A plenária teve como destaque a apresentação do trabalho que a Comissão de Profissionalização vem realizando junto ao sistema de atendimento aos menores.

A Comissão de Profissionalização divulgou o trabalho com o objetivo de facilitar a cooperação e articulação entre atores institucionais. Busca-se soluções que auxiliem a formação profissional dos jovens que passam pelo sistema socioeducativo, por exemplo, parcerias que vêm sendo feitas junto aos integrantes do sistema S (Senai/Senac).

Outro ponto destacado pelo coordenador foi a pesquisa conduzida pela Comissão junto aos profissionais do sistema socioeducativo, em meio aberto e fechado em Belo Horizonte. O intuito é conhecer a percepção que esses profissionais têm sobre o eixo da profissionalização dos menores. Assim, com base na pesquisa, a Comissão pretende construir melhorias nas condições de trabalho das equipes técnicas e promover oportunidades de formação e a inserção profissional de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

A psicóloga Alessandra Kelly Vieira falou sobre a sua dissertação de mestrado intitulada “Dá nada pra nós(?) : o real do encarceramento de adolescentes”.  Alessandra teve como objetivo analisar as atividades e sociabilidades que mediam a formação humana de adolescentes privados de liberdade. Quem se interessar pelo trabalho poderá acessá-lo junto à Biblioteca Digital da UFMG, no endereço http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-9UGFMR.

A próxima plenária já está marcada para o dia 25 de setembro, em horário e local ainda a serem definidos e que brevemente serão informados no site.