49ª Plenária do Fórum Permanente do Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte

49ª Plenária do Fórum Permanente do Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte

11 de dezembro de 2018
/ / /
Comments Closed

No dia 27 de novembro, foi realizada, no auditório da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), a 49ª Plenária do Fórum Permanente do Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte.

A plenária foi marcada pela transição da equipe de coordenação, avanços no ano de 2018 e cronogramas para 2019. Na bancada, estava Camila Barbosa Neves, representando o Dr. Helvécio Magalhães, Secretário de Assistência Social, o promotor de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente Márcio Rogério de Oliveira, da Comissão de Propostas Pedagógicas e Maria Thereza, nova coordenadora do Fórum Socioeducativo.

Camila comentou o andamento de projetos na área da saúde, entre eles, a elaboração da resolução número 18, que visa o tratamento do público LGBT. Outro ponto foi a atualização do procedimento de encaminhamento de adolescentes para a rede de saúde mental.

Na revisão da composição dos quadros técnicos de equipe de saúde das unidades socioeducativas, foram nomeados 41 psicólogos, 20 enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem e 3 auxiliares de consultório odontológico, profissionais estes encaminhados não só pra capital, mas para o todo o estado.

O promotor Márcio Rogério apresentou a Comissão de Propostas Pedagógicas, que tem como foco principal a promoção de eventos e seminários na área da educação. Em 2018, a comissão cumpriu seu objetivo e realizou, em outubro, a 2º edição do Congresso de Socioeducação sobre Banner Individual de Atendimento, no auditório da FAFICH, na UFMG e que contou com cerca de 150 participantes.

Márcio Rogério afirma que a Comissão está bastante focada nesses projetos, mas que propõe outras discussões como, por exemplo, o papel do agente de segurança nas medidas de internação.

Regina Helena Cunha, atual coordenadora, finalizou com ponderações sobre sua gestão e convocou Maria Thereza, que assumirá a coordenação do Fórum Socioeducativo no ano de 2019. A próxima plenária do Fórum está prevista para janeiro do ano que vem.