Informe #01 – Dezembro 2018

Informe #01 – Dezembro 2018

14 de agosto de 2019
/ /
in News
/
Comments Closed

INFORME n°01- Coordenação do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento
Socioeducativo de Belo Horizonte,

Caros,

Iniciamos uma nova gestão do Fórum. Manolo, Vinício e eu – aguardamos o nome para a segunda secretaria – somaremos esforços e recursos.
Nesta perspectiva, no ultimo dia 12, convidamos os coordenadores de comissões para um encontro. Confirmamos com eles a expressiva produção das comissões e um evidente esvaziamento de presenças na plenária.

Considerando tal fato, optamos por reuniões mensais entre a mesa coordenadora e os coordenadores das comissões e por intervalos maiores entre as plenárias. Com esta modelagem, buscamos estreitar as interfaces entre as comissões, contribuindo para um Fórum mais orgânico e sistêmico.

A próxima reunião será em 26 de fevereiro. Neste percurso, cada uma das comissões fará seu planejamento, conforme o instrumental anexo.

A plenária está prevista para março.

Quarta feira, 19, participamos da assinatura do Protocolo de Intenções, produção da Comissão de Esportes, Cultura e Lazer. Trata-se de documento que estabelece um protocolo de intenções que entre si celebram o Município de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e a Fundação Municipal de Cultura.

Entendemos que o objetivo maior do nosso trabalho é fazer mais por nossos adolescentes que experimentam, ao longo de suas vidas, situações de retração de direitos, oportunizando-lhes oportunidades reais de dignidade e inclusão. Para tanto, a continuidade da articulação do Fórum com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é necessária e bem vinda.


Falando do CMDCA, ontem, teve início sua nova gestão. A presidente do próximo triênio será Haydée Frota, da PBH/SMASAC/SUDC/ Diretoria de Política para Crianças e Adolescentes. Fernanda Martins, do Projeto Providencia, assumirá a vice- presidência. Paula Cambraia, da SMED e Cleuza dos Santos, da Inspetoria São João Bosco, responderão, respectivamente, pela tesouraria e secretaria.


Finalizando, a época nos convida a travessias e reflexões. Que sejam as melhores, para vocês, seus queridos, e para todos nós, juntos!

Com meu abraço,
Maria Thereza N. M. Fonseca
Coordenação do Fórum
Belo Horizonte, 20 de dezembro de 2018.