Informe #2 – Janeiro 2019

Informe #2 – Janeiro 2019

14 de agosto de 2019
/ / /
Comments Closed

INFORME n°02- Coordenação do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte,


Caros,

O novo ano nos demandará compartilhamento de esforços e recursos. Para afinar nossos trabalhos e funcionarmos como “sistema” é responsabilidade da coordenação facilitar a cooperação e a convergência temática.


Mas, como cooperar sem comunicação? fiquei bastante preocupada com a ausência de retorno ao informe anterior. Por que será? o mailing precisa de atualização? as pessoas estão sobrecarregadas de trabalho e o email do Fórum não está entre os prioritários? férias?


Sendo assim, reafirmo alguns encaminhamentos, colocados anteriormente. A saber:

  • neste ano, optamos por reuniões mensais entre a mesa coordenadora e os coordenadores das comissões e por intervalos maiores entre as plenárias. Talvez, bimestrais. Com esta modelagem, buscamos estreitar as interfaces entre as comissões, contribuindo para um Fórum mais orgânico e sistêmico. A próxima reunião com os coordenadores será em 26 de fevereiro.
  • para esta reunião, cada coordenador apresentará o planejamento de sua comissão, conforme o instrumental anexo.
  • a plenária está prevista para março. Nesta, será apresentado o planejamento do Fórum, baseado na consolidação dos planejamentos das comissões.
  • no dia 19 de dezembro, foi assinado o Protocolo de Intenções, produção da Comissão de Esportes, Cultura e Lazer. Trata-se de documento que estabelece um protocolo de intenções que entre si celebram o Município de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania
    (SMASAC), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e a Fundação Municipal de Cultura.
  • O CMDCA tem nova mesa diretora. Haydée da Cunha Frota, representante governamental, e Fernanda Flaviana de Souza Martins pela sociedade civil

Vale lembrar que o CMDCA tratará as medidas socioeducativas em uma nova comissão, a de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes. Regina Mendes, coordenadora anterior do Fórum, e eu participaremos dela.


E um fato novo: a Carta de Belo Horizonte foi enviada para o governo estadual, bem como para o CMDCA, CEDCA, CMAS e CEAS.
Finalizando, peço aos coordenadores das comissões o envio de seus números de telefone. Para agilizar a comunicação, faremos um grupo no WhatsApp.

Com meu abraço,
Maria Thereza N. M. Fonseca/ Coordenação do Fórum
Belo Horizonte, 16 de janeiro de 2019.